O novembro é nosso. O azul também é nosso.
Nessa última semana percebi uma movimentação muito forte dos blogueiros em relação à Campanha de Combate ao Câncer de Próstata. Isso porque essa campanha (do câncer de próstata) também apresenta o mote NOVEMBRO AZUL, já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é dia 17 de novembro.
Diante disse, alguns fatos devem ser observados:
A campanha do Dia Mundial do Diabetes acontece em novembro porque o dia mundial do diabetes, instituído pela Portaria nº 391/1997, é o dia 14 de novembro. A cor azul é utilizada, pois segue a identidade do ícone criado para representar o dia mundial do diabetes: o círculo azul. E a mão com o dedinho levantado e uma gota de sangue na ponta... Ora, precisa de explicação? Teste de glicemia capilar, feito diariamente por todos os DM1.
Já a campanha de combate ao câncer de próstata utiliza o NOVEMBRO AZUL para representá-lo, pois ele segue a lógica do Outubro Rosa, que é a campanha contra o câncer de mama, e que é tradicionalíssima. E o símbolo da mão com o dedinho levantado, bom acho que esse realmente não precisa de explicação. É compreensível e até coerente toda a simbologia utilizada. A questão é: precisa se aproximar tanto de uma campanha já existente, como a campanha do Dia Mundial do Diabetes? Precisa ser o mesmo tom de azul (aliás, precisa ser azul?)? Precisa ser a mesma imagem da mão com o dedinho levantado (sim é exatamente a mesma, só mudou a posição) já que o laço azul é o ícone que representa o combate ao câncer de próstata? Precisa utilizar o mesmo mote NOVEMBRO AZUL?
Existe um abaixo assinadodirecionado à Sociedade Brasileira de Urologia, à Sociedade Brasileira de Diabetes, ao Ministério da Saúde e ao Instituto Lado a Lado pela Vida. Esse abaixo assinado é justamente para ajudar a mudar a identidade visual da campanha de Combate ao Câncer de Próstata, que está super parecida com a campanha do Dia Mundial do Diabetes. Vamos assinar gente, é muito rápido e precisamos de força nesse momento. Clica aqui e assina!
Publicitários deste meu Brasil (principalmente aqueles que trabalharam na "criação" da campanha de combate ao câncer de próstata), meus caros colegas de profissão, dizem que neste mundo nada se cria e tudo se copia, mas precisa ser tão descaradamente? Criatividade, reciclagem, inovação e ideias novas, meus caros, ideias novas. Isso é o necessário para se criar novas campanhas. Ideias novas. #ficaadica
Nenhum comentário: